Em parceria com a Assucere funciona no Ceasa unidades móveis de atendimento pré-hospitalar

514
0
Share:

O Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH) foi criado em 30 de janeiro de 1995 com a finalidade de fazer o resgate e prestar os primeiros socorros a vítimas de acidentes, transportando-as até uma unidade hospitalar. Este atendimento especializado dos “dragões azuis”, como são conhecidos, tem contribuído para uma diminuição no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias públicas do Estado.

O grupo é preparado para atender a qualquer tipo de emergência. São homens qualificados que se revezam diariamente, durante 24 horas, em regime de prontidão. Todo o efetivo é especializado para a função, pois recebem preparo técnico específico em cursos na Universidade de Pernambuco (UPE).

O GBAPH também conta com médicos, através de uma parceria com a UPE e a Secretaria Estadual da Saúde. Após triagem, os médicos acompanham atendimentos de maiores proporções, o que dá melhor suporte ao serviço de socorro às vítimas. As ambulâncias do GBAPH são do tipo UTI Móvel, equipadas com macas articuláveis, materiais de imobilização, sistema fixo e portátil de oxigênio, respirador mecânico, aparelho reanimador no caso de parada cardíaca, entre outros equipamentos.

Além de uma base descentralizada do Samu, o Ceasa conta ainda com uma unidade móvel do GBAPH. Depois de receber um chamado feito para o número 193, a unidade é acionada e parte do entreposto para fazer o resgate, prestando os primeiros socorros e transportando as vítimas em acidentes de trânsito. A viatura fica estacionada em frente à sede da Assucere.

No Ceasa também funciona um serviço de Motorresgate, do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O trabalho consiste na prestação da primeira resposta pré-hospitalar às diversas vítimas de trauma, principalmente os oriundos de acidentes de trânsito, utilizando-se, para tal, profissionais especializados que tripulam motocicletas equipadas e próprias para o exercício da função.

Os congestionamentos causados pelo aumento da frota de veículos nas ruas, avenidas e principais rodovias do Estado, as vias urbanas estreitas e o crescente número de acidentes de trânsito justificam a necessidade desse tipo de socorro feito com motocicletas. Tanto a unidade de Motorresgate, como a base descentralizada do Samu e a viatura do GBAPH em atividades no entreposto prestam importante serviço de atendimento para chamadas de emergência. São projetos viabilizados por meio de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Ceasa-PE e Assucere.

Share: