Ação une manhã de beleza e responsabilidade social no Ceasa

A Assucere sediou recentemente importante ação promovida pela Faculdade Guararapes (FG), que ofereceu serviços gratuitos de limpeza e hidratação de pele (rosto e mãos), corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas para os funcionários do Ceasa-PE, Assucere, Sindicato do Comércio de Hortifrutigranjeiros, Flores e Plantas do Estado de Pernambuco (Sindfrutas) e Associação dos Motoristas Autônomos Prestadores de Serviços do Ceasa (Amopresc).
A iniciativa foi comandada pela professora e coordenadora do curso de Estética e Cosmética da FG, Arieni de Paula, com o apoio do Núcleo de Relações Institucionais e Entidades de Classe do Ceasa (Nuriec) e participação de 23 alunos do 2º e 5º períodos do curso. Durante quatro horas o projeto atendeu cerca de 100 pessoas, entre homens e mulheres de várias idades.
A ação teve também um caráter filantrópico: comerciantes do entreposto e beneficiários dos serviços de beleza doaram fardos de leite e frutas, além de cestas básicas que foram doadas pelo Ceasa-PE. Os donativos têm como destino o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) e vão ajudar na alimentação de centenas de pacientes que recebem atendimento na unidade de saúde. “Já realizamos essa ação de beleza para os próprios pacientes do HCP e também para as mães e acompanhantes das pessoas em tratamento no hospital”, conta Arieni.
Ela explica que o curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da FG supre uma demanda que cresce a cada dia na área, diante dos avanços tecnológicos e científicos da cosmética, dos equipamentos eletrônicos e da medicina. “O conceito de estética está vinculado não apenas à beleza, mas à qualidade de vida, elevação da autoestima e aos cuidados com a saúde”, diz a professora. “Essa ação no Ceasa é um exercício prático para que os alunos possam aplicar e aprimorar os conhecimentos adquiridos no curso, que também tem como proposta desenvolver o perfil empreendedor dos estudantes”, acrescenta.
De acordo com a professora Isabel Viana, diretora de Pós-graduação da FG, o projeto social surgiu da necessidade de conscientizar os estudantes do curso de Estética e Cosmética de que a beleza externa pode ser entendida como uma ação não apenas de cuidados com o corpo, mas de um carinho especial com os menos favorecidos e doentes, especialmente os que estão em tratamento no Hospital de Câncer. “Despertamos o amor ao próximo em uma das práticas que caracterizam a essência primordial do ser humano bom: o ato de doar, uma vez que todo trabalho é revertido para o HCP”, diz.
A auxiliar administrativo do Ceasa-PE, Luciana Granja, aprovou a manhã de beleza promovida na Assucere. “Esse cuidado é importante para nós, funcionários, e mais ainda para os pacientes do Hospital de Câncer, que serão beneficiados com os donativos arrecadados”, comenta. No HCP são servidas diariamente mais de duas mil refeições para pacientes, acompanhantes e colaboradores, e todas as vezes que a doação de alimentos não perecíveis chega à cozinha do hospital é possível comprar mais medicamentos para os pacientes.
“Quando recebemos doações de alimentos, podemos usar o valor que seria utilizado na cozinha para outros procedimentos igualmente importantes”, destaca a gerente de Nutrição do Hospital de Câncer de Pernambuco, Mônica Lima. Ela ressalta que a pessoa ou instituição que queira doar alimentos não perecíveis deve entrar em contato com a unidade de saúde ligando para o fone (81) 3217-8025 ou pelo e-mail doacao@hcp.org.br. É possível doar feijão, arroz, macarrão, café em pó, fubá, Nutren, Ensure, Sustagen, aveia, farinha láctea, amido de milho, Cremogema e Mucilon.
Por Carlos Enrique, Assessor de Comunicação