Ceasa-PE e Governo do Estado anunciam obras estruturadoras no entreposto

488
0
Share:

O Governo do Estado anunciou no dia 19 de outubro três importantes obras para o Ceasa Pernambuco. Em solenidade transmitida pelo YouTube, no Palácio do Campo das Princesas, foram assinadas as ordens de serviços para a construção de um estacionamento específico para caminhões de carga que abastecem o entreposto e para reforma e requalificação do galpão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Espaço Reciflor, local que abriga a Feira de Flores e a Feira de Orgânicos do Ceasa.

Durante a cerimônia, o governador Paulo Câmara falou da sua satisfação em anunciar os investimentos no entreposto. “O Ceasa é uma instituição que faz parte da história de Pernambuco. Temos uma central de abastecimento de excelência e que é referência em todo o Brasil. A forma como o Ceasa planeja o futuro envolve dar melhores condições de trabalho aos produtores do Estado, com um olhar focado para o atendimento de todos e uma infraestrutura pronta e adequada para a comercialização e escoamento da produção. O Ceasa é uma instituição que cuida das pessoas, principalmente das que mais precisam, o que inclui os pequenos produtores e os caminhoneiros”, disse Paulo Câmara.

Em sua fala, o presidente do Ceasa-PE, Gustavo Melo, lembrou a importância do Dia Mundial da Alimentação e do aniversário de 58 anos do entreposto e destacou que o Ceasa Pernambuco nos últimos 14 anos dobrou de tamanho fisicamente e economicamente. “Isso se deve à atenção e aos investimentos que se deram no Ceasa durante o governo Eduardo Campos e na gestão atual, de Paulo Câmara”.

Gustavo Melo salientou que a partir de 2007 o entreposto iniciou uma nova etapa de desenvolvimento e de recuperação da autoestima dos permissionários. “Iniciamos um projeto de repaginação do Ceasa e recuperamos o sentimento de orgulho dos comerciantes. Com isso, o crescimento respaldado pelo Governo do Estado veio com naturalidade”.

O presidente lembrou que o Ceasa Pernambuco, em 2018, na greve dos caminhoneiros, não permitiu que o abastecimento fosse comprometido, e que neste ano, durante esses meses de pandemia, o entreposto tem comprovado ainda mais sua importância e papel essencial para os pernambucanos, ao registrar expressivo aumento no fluxo de vendas, mantendo a segurança alimentar e os protocolos sanitários necessários.

Gustavo Melo ressaltou o apoio dos secretários estaduais que trabalham a favor do Ceasa e disse que as decisões no entreposto são tomadas juntamente com os comerciantes, num processo de gestão compartilhada. O presidente do Ceasa-PE falou ainda que o estacionamento para caminhões será a maior obra de mobilidade do centro de abastecimento, cujo espaço contará com acomodações para os caminhoneiros descansarem, tomarem banho e se alimentarem.

“As outras duas obras são oriundas de emenda parlamentar do deputado federal Felipe Carreras e que têm um viés principalmente social. No galpão do Pronaf, onde comercializam os pequenos produtores, vamos ampliar o local para dobrar a capacidade e receber mais comerciantes. O espaço destinado à Feira de Flores e à Feira de Orgânicos também será melhor e mais amplo, até porque são dois mercados que crescem muito no Estado”, disse Melo.

“Esse grande equipamento que é o Ceasa tem uma parcela importante na vida dos pernambucanos. Estaremos sempre ao lado do entreposto”, declarou o deputado Felipe Carreras. “O que estamos anunciando são obras estratégicas e fundamentais para o Ceasa. O galpão da agricultura familiar e o Espaço Reciflor, por exemplo, serão ampliados para dar conforto e tranquilidade aos pequenos produtores, para que eles possam operar bem”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

Para o presidente da Assucere, Josenildo Rufino, as obras são passos importantes e que marcam a história do Ceasa. “O estacionamento dos caminhões, por exemplo, é uma demanda antiga e que vai repercutir positivamente na melhoria da trafegabilidade interna do Ceasa. Já as obras de ampliação e requalificação do galpão do Pronaf e do Espaço Reciflor representam o cuidado e a valorização que o Ceasa tem com os produtores, incluindo os de pequeno porte ligados à agricultura familiar”.

Na opinião de Alex Costa, presidente do Sindfrutas, as três obras estruturadoras, voltadas para melhorar a mobilidade e a acomodação de pequenos produtores, refletem o incansável trabalho da direção do Ceasa-PE. “Com o apoio do Governo do Estado, ações como essas surgem para oferecer um entreposto cada vez melhor para os comerciantes, agricultores, fornecedores e para todos que trabalham e compram no centro atacadista”.

Share: