Samu realiza cursos na Assucere sobre primeiros socorros

A Assucere vem sediando cursos ministrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) sobre primeiros socorros, voltados para vigilantes e orientadores do Ceasa. Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Metropolitano do Recife, os cursos abrangem técnicas sobre manobras de desengasgo, reconhecimento do AVC e do infarto agudo do miocárdio e sobre como proceder em casos de desmaios e ataques de epilepsia, entre outras urgências, além de temas que abordam o funcionamento do Samu, como acionar o Serviço 192 e suporte básico de vida.
Os monitores do NEP aplicam aulas teóricas e atividades práticas visando capacitar os participantes para uma situação de emergência. “No treinamento eles conhecem sobre o trabalho do Samu e recebem orientações de técnicas básicas de socorro”, diz Arquilles Santana, condutor e socorrista do Serviço. “Muitas vezes não se consegue a reversão de uma situação porque a pessoa não tem conhecimento básico de primeiros socorros”, completa a enfermeira do Samu, Maria Auxiliadora, acrescentando que as manobras devem ser feitas logo após acionar o Samu 192. Ela citou como exemplos casos de convulsões, paradas cardiorrespiratórias, obstrução das vias aéreas por corpo estranho (Ovace), quedas e traumas, entre outros.
O NEP do Samu visa à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de profissionais da área de urgência, saúde e de comunidades, como escolas, universidades, centros de compras e órgãos públicos, entre outros espaços. A proposta é de promover ações de ensino, aprendizado e pesquisa em saúde, primeiros socorros e qualidade de vida, além de debates, aplicações e ensinamentos nas áreas de gestão, legislação e regulação em saúde.