Ordenamento do trânsito foi o tema central do Fórum de Segurança de agosto

800
0
Share:

O 44º Encontro do Fórum de Segurança teve como assunto principal a ordenação do trânsito no interior do entreposto. O diretor Técnico-Operacional do Ceasa-PE, Paulo de Tarso, ressaltou durante o debate que estão sendo providenciadas novas placas de sinalização que vão contribuir para melhorar a fluidez do tráfego. “É uma medida importante, mas pouco adiantará se não houver respeito às normas e leis de trânsito. Qualquer melhoria passa efetivamente pela educação, pela conduta correta dos motoristas de carros de passeio e utilitários, caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. Portanto, todos os permissionários, fornecedores, feirantes, vendedores ambulantes, provedores de serviços e clientes têm um papel fundamental nesse processo”, afirmou o diretor.

A questão da mobilidade é um assunto recorrente em todas as centrais de abastecimento do país, pois além do crescimento da frota circulante, alguns motoristas e pedestres não seguem as leis, o que termina provocando congestionamentos e aumentando a possibilidade de acidentes. “É necessário que tenhamos a participação e o envolvimento de todos que trafegam pelo Ceasa Pernambuco. Todos devem praticar atitudes e comportamentos de cidadania plena através do respeito mútuo, da gentileza e da obediência às regras de trânsito. É uma questão de bem-estar social”, enfatizou Paulo de Tarso.

O crescimento do número de veículos que transitam no interior dos entrepostos brasileiros nada mais é do que um reflexo da elevada quantidade de veículos nas vias urbanas em todo o país. Além disso, houve nos últimos anos um considerável aumento da demanda no Ceasa Pernambuco, graças ao projeto de repaginação que introduziu diversas melhorias no entreposto e resultou, inclusive, no surgimento de novos negócios, o que consequentemente fez crescer o número de comerciantes, fornecedores e clientes, além do consumidor final que vai ao entreposto em busca de qualidade e preços baixos.

Paulo de Tarso anunciou que está sendo preparada uma campanha educativa focada na conscientização sobre a responsabilidade de todos quanto à ordenação do trânsito no Ceasa. “Também estamos trabalhando para criar novos bolsões de estacionamento”, acrescentou. Na observação do major Reginaldo Pereira, coordenador da Operação Lei Seca em Pernambuco, alguns motoristas e pedestres insistem em desrespeitar as leis, o que implica na retenção do tráfego no Ceasa e em riscos de colisão. “Nas operações educativas que realizamos no entreposto notamos muitos carros, caminhonetes e caminhões estacionados em espaços totalmente inadequados”, pontuou.

No encerramento da reunião, o presidente da Assucere, Euclides Paiva, fez uma homenagem especial ao seu sucessor, permissionário João de Deus, presidente eleito da associação em eleição realizada no dia 04 de agosto deste ano. “Agradeço desde já pela confiança depositada em meu nome para presidir mais uma vez a nossa Assucere. Continuaremos parceiros do Ceasa-PE, mantendo firme a harmonia e a gestão compartilhada que tantos benefícios trouxeram para o nosso entreposto nos últimos anos. A gente só cresce quando um ajuda o outro. Pensar e agir sempre em favor da coletividade é o nosso lema. E continuaremos de mãos dadas com a gestão do Ceasa-PE para que possamos avançar ainda mais”, ressaltou João de Deus.

“O Ceasa Pernambuco é o único centro de abastecimento do Brasil que tem esse relacionamento estreito com as associações de classe que atuam no entreposto. União, transparência e respeito mútuo têm sido os pilares dessa gestão”, frisou Paulo de Tarso. “A parceria vem sendo a base do crescimento sustentável do Ceasa”, completou Euclides Paiva, nomeado por unanimidade presidente de honra do Fórum de Segurança.


Por Carlos Enrique, Assessor de Comunicação

Share: