Lançada Cartilha de Segurança Comunitária do Ceasa

508
0
Share:

A Assucere e o Ceasa-PE realizaram no dia 10 de março o lançamento oficial da Cartilha de Segurança Comunitária do entreposto. O ato ocorreu durante o 66° Fórum de Segurança do Ceasa e contou com a participação especial do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, que elogiou a iniciativa e falou sobre as ações do governo estadual para informar a população sobre as medidas corretas de prevenção na luta contra o novo coronavírus. “Colocamos em prática uma campanha educativa para fortalecer o plano de contingência contra a doença chamada Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. A campanha disponibiliza informações sobre os cuidados com essa epidemia que tem feito vítimas no mundo todo”, destacou o secretário.

André Longo ressaltou no evento as principais orientações em saúde relacionadas ao vírus, como características da doença e dicas de prevenção, entre as quais as atitudes de higiene pessoal e de etiqueta respiratória, que diz respeito às medidas para evitar o contágio na hora de tossir ou espirrar, por exemplo. “Queremos chamar a atenção das pessoas sobre a importância de discutir o novo coronavírus, estimulando práticas preventivas e fornecendo explicações certas sobre o assunto para, dessa forma, evitar a propagação de notícias falsas”.

Folhetos foram distribuídos entre comerciantes, clientes e trabalhadores do Ceasa, com recomendações de higiene e orientações sobre os sintomas provocados pela infecção. No material impresso há informações sobre o modo correto de lavar as mãos e aconselhamento para a pessoa procurar um serviço de saúde ao perceber sintomas como febre, tosse e falta de ar. “Trata-se de uma campanha educativa e de conscientização que busca conter a circulação viral de doenças como a Covid-19 e também a influenza e o sarampo”, disse o secretário.

O 66° Fórum de Segurança ocorreu em um dos giradouros do entreposto, próximo ao corredor bancário, com a presença de representantes de diversas instituições que participam do projeto. O coronel PM Eduardo Amorim lembrou a importância dos encontros periódicos para debater medidas ligadas à segurança pública e privada. “O Fórum existe desde 2012 e tem dado uma grande contribuição no combate à violência tanto dentro do entreposto como nas imediações. O lançamento dessa cartilha de segurança preventiva reflete o sucesso da iniciativa. É um material importante para promover a segurança, tanto no aspecto da proteção individual como da proteção coletiva e patrimonial”, disse o militar.

A Cartilha de Segurança Comunitária do Ceasa contém orientações essenciais de segurança preventiva, inclusive com dicas para um trânsito seguro, e é resultado dos debates e sugestões extraídas do Fórum de Segurança, projeto realizado sistematicamente pela Assucere, em parceria com o Ceasa-PE. “A Cartilha foi elaborada por pessoas comprometidas com a cultura de paz no Ceasa e em seu entorno, mostrando – de forma clara e objetiva – como adotar comportamentos e seguir medidas simples para evitar e combater a violência em todos os níveis”, enfatizou Josenildo Rufino, presidente da Assucere. “A Cartilha envolveu várias pessoas e instituições na sua elaboração. Pretendemos difundir o material também nas escolas públicas do Estado”, declarou Gustavo Melo, presidente do Ceasa-PE.

Share: