Fórum de Segurança volta a debater em maio o tema roubo de cargas

544
0
Share:

A Assucere realizou em sua sede o 51º Fórum de Segurança do Ceasa, que recebeu como convidada especial a delegada de Polícia do Centro Integrado de Inteligência e Defesa Social (CIIDS), Marta Rosana Alves. “Sem inteligência policial não é possível avançar nas investigações. O nosso trabalho é um trabalho qualificado, capaz, por exemplo, de desbaratar quadrilhas por completo. Todo processo de investigação policial deve ser conduzido por meio de uma base sólida de inteligência”, disse a delegada. O CIIDS foi criado em 29 de maio de 2007 através da Lei Estadual 13.241, com a função de ser o órgão de coordenação, planejamento e execução do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública, criado pela mesma Lei.

O tema roubo de cargas predominou durante o debate do Fórum. A delegada Marta Rosana sugeriu a criação de uma campanha de conscientização no Ceasa visando incentivar as vítimas a prestarem queixas nas delegacias, incluindo o destaque de casos que foram solucionados justamente a partir da queixa por parte da vítima. “O Boletim de Ocorrência é parte integrante e fundamental para as ações de investigação. Além disso, nos dá uma estatística das ocorrências, promovendo a integração de dados e o intercâmbio de informações, o que facilita muito para que a investigação seja exitosa, inclusive para desarticular quadrilhas que investem em roubo de cargas”.

A delegada adjunta da Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos de Cargas de Pernambuco, Priscilla Gomes, reforçou a importância de se prestar queixa e completou ressaltando que ter em posse a nota fiscal da carga subtraída pelos bandidos também é de extrema importância. “É um elemento comprobatório importante, que serve de subsídio para que o caso seja investigado pela delegacia especializada”, pontuou. O coordenador da Operação Lei Seca no Estado, major Reginaldo Pereira, informou que de janeiro até metade de maio deste ano foram realizadas 1.665 abordagens educativas no Ceasa. “A ideia é promover a cultura do trânsito seguro e mudar o comportamento de condutores, pois muitos convivem com sequelas e invalidez permanente após se envolverem em acidentes”.

Diretor Integrado Metropolitano do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o coronel Hilário Cavalcanti anunciou que novas unidades do CB estão sendo abertas no interior do Estado. “Já foram implantados 12 novos quartéis e 585 homens foram incorporados para reforçar o efetivo. Com os novos grupamentos no interior será possível efetivar mais atividades na área preventiva, com intensificação das vistorias e fiscalizações. Também recebemos novas 17 viaturas e 10 equipamentos de resgate que atenderão ao Grande Recife, Carpina, Surubim, Bonito e São José do Egito”.

O diretor Técnico-Operacional do Ceasa-PE, Paulo de Tarso, destacou as ações preventivas e corretivas de prevenção a incêndios no entreposto, inclusive com vistorias em todos os boxes do centro de abastecimento por uma empresa credenciada pelo CB. “Não se trata apenas de cumprir exigências legais, mas de ter a consciência e a sensibilidade para perceber a importância de realizamos um trabalho que visa proteger a vida e o patrimônio”, disse ele.

Paulo de Tarso e o presidente da Assucere, João de Deus, reforçaram ao coronel Hilário Cavalcanti a solicitação de um caminhão do Corpo de Bombeiros no Ceasa. “Já temos o serviço de Motorresgate e uma base descentralizada do Samu no entreposto. Certamente a presença de bombeiros militares com equipamentos de combate a incêndio, em regime de plantão, traria ainda mais segurança para milhares de pessoas que transitam diariamente no centro de abastecimento”, argumentou João de Deus. O Fórum de Segurança na sede da Assucere é realizado em parceria com o Ceasa-PE.

Share: