Ceasa recebe Missão Comercial Argentina com visita técnica e rodada de negócios

O Ceasa recebeu no dia 03 de agosto uma comitiva de 34 empresários argentinos que vieram ao Recife com o objetivo de consolidar as relações comerciais entre Pernambuco e Argentina. A Missão Comercial Multissetorial da Província de Tucumán contou com rodada de negócios e visita técnica na qual os empresários conheceram a infraestrutura operacional e logística do entreposto e os principais programas sociais desenvolvidos, entre eles o Sopa Amiga.
A missão contou ao todo com 130 empresas argentinas e visitas de grupos que se subdividiram entre o Ceasa, o Complexo Industrial Portuário de Suape, o Porto Digital e a AD Diper. A missão na capital pernambucana contou com a presença do ministro de Produção de Tucumán, Juan Luis Fernandez – que esteve à frente da comitiva composta por empresários e autoridades governamentais da província –, juntamente com o governador de Tucumán, Juan Luis Manzur.
“A Câmara Brasil Argentina de Comércio, Indústria, Turismo, Cultura e Serviços (Cambrar), aberta no Recife em solenidade realizada no Empresarial JCPM, no dia 27 de julho, se uniu à Embaixada Argentina no Brasil e ao seu Consulado no Recife para viabilizar a missão”, explicou o ministro Fernandez. Na opinião do presidente da Cambrar, advogado David Fernandes, a missão consolidou parcerias e interações entre empresas argentinas com os negócios locais. “Estreitamos as relações com rodadas de negócios e visitas de grupos em pontos estratégicos do Recife. No Ceasa, por exemplo, tivemos uma dimensão exata do potencial econômico da região”.
A comitiva foi composta por empresários de vários segmentos, entre os quais alimentos e bebidas (sucos naturais concentrados), turismo, serviços de informática (software), tabaco, autopeças, embalagens, metalmecânica, papel e têxtil. “A proposta principal foi alinhar as relações comerciais entre Pernambuco e Argentina, buscando gerar novas possibilidades de negócios entre empreendedores brasileiros e do país vizinho. E o nosso entreposto, pela importância econômica que tem, foi um dos focos desta relação”, avaliou o presidente do Ceasa-PE, Gustavo Melo.
Tucumán é uma província pequena, mas tem uma diversidade produtiva muito ampla. A produção de trigo, milho, grão-de-bico e feijão faz parte da lista de atividades agrícolas da região. A chia também é um produto bastante explorado, assim como o blueberry (mirtilo). “Para além do segmento alimentício, há outras áreas que são fortes em nossa província, como a de peças automotivas”, ressaltou o governador de Tucumán, Juan Luis Manzur.
A província de Tucumán está localizada na região noroeste da Argentina e conta com abundantes recursos hídricos. As atividades produtivas que mais se destacam são a agroindústria açucareira e a citricultura (principalmente limões e produção de sucos), com ampla presença no mercado internacional. Em Tucumán também é forte a produção de veículos utilitários e caminhões, além de calçados esportivos e indústria têxtil.
Para o presidente da Assucere, Euclides Paiva, o encontro no Ceasa deve aprofundar a relação comercial entre os dois países, contemplando novas parcerias. “Aqui no entreposto temos empresas de vários segmentos, não apenas no ramo de alimentos e bebidas, mas de limpeza doméstica, higiene pessoal, artigos para o lar, descartáveis, pet e muitos outros. Isso amplia o leque de possibilidades para novos negócios entre Pernambuco e Argentina”, pontuou.
Por Carlos Enrique, Assessor de Comunicação