Assucere e Ceasa-PE realizam o 67° Fórum de Segurança

A Assucere, em parceria com o Ceasa-PE, realizou o 67º Fórum de Segurança, que debateu temas como rastreamento de veículos, iluminação das alças que dão acesso ao entreposto e ordenamento no trânsito do centro de abastecimento. O evento contou com a participação do executivo Erasmo Barros, da Rastelsat, que fez uma breve apresentação sobre as vantagens e benefícios para a empresa que opta pelo rastreamento na gestão de frotas, entre os quais economia e eficiência das operações no transporte de cargas, a partir de softwares avançados de monitoramento.
Miguel Baptista Júnior, assessor técnico da Emlurb, pontuou sobre os projetos para revitalização de trechos da BR 232 e melhorias na iluminação. O presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (Cetran-PE), Walker Barbosa, sugeriu a realização de um seminário específico para tratar do trânsito do Ceasa. “A discussão precisa ser aprofundada e debatida tecnicamente, pois um trânsito bem organizado trará benefícios para o ambiente de negócios realizados no entreposto”.
A gestora do Departamento de Polícia da Mulher (Dpmul), Fabiana Leandro, destacou o tema violência doméstica e falou sobre a Lei Maria da Penha, ressaltando a igualdade de direitos entre homens e mulheres. O Fórum contou também com a participação do tenente coronel Waniçon Luna, comandante do 12º BPMPE, que se colocou à disposição para contribuir nas ações de combate à violência no entreposto, inclusive com a utilização de drones. O professor Bira Tavares, diretor geral da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), salientou a construção de parcerias que estão sendo fomentadas, em várias áreas, e que beneficiarão trabalhadores do centro de abastecimento e funcionários do Ceasa-PE.
Também participaram o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Afonso Ramos; o delegado titular da Delegacia da Várzea, Roberto Geraldo Pereira; o coronel PM da reserva, Eduardo Amorim e representantes de várias instituições parceiras do Fórum. “A ideia de se criar um seminário para discutir o trânsito no Ceasa é extremamente interessante para que tenhamos um entreposto melhor para comerciantes, fornecedores e clientes”, disse o vice-presidente da Assucere, João de Deus. “A circulação de veículos aumentou consideravelmente no Ceasa nos últimos anos. Estamos, inclusive, com várias obras em andamento, incluindo o novo estacionamento para caminhões e um novo acesso de entrada e saída de veículos. É preciso, entretanto, que todos tenham conscientização sobre o respeito às regras de trânsito”, ressaltou o diretor Técnico-Operacional do Ceasa-PE, Paulo de Tarso.
“Apoiamos as ações voltadas para melhorar o tráfego de veículos no Ceasa e não concordamos com atitudes que conflitem com o respeito às leis de trânsito, pois entendemos que a educação é a base de tudo. Contudo, destacamos a necessidade de revitalizar a sinalização interna do entreposto, como uma das principais medidas”, frisou o presidente da Assucere, Josenildo Rufino. “O nosso Fórum de Segurança reflete a solidariedade que temos para vencer os desafios”, finalizou o vice-presidente da Assucere, Euclides Paiva.