Concluintes do curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos recebem certificados

751
0
Share:

Para capacitar comerciantes e manipuladores sobre como adquirir, preparar, armazenar e vender alimentos de forma adequada, higiênica e segura, o Ceasa-PE – em parceria com a ASSUCERE – promoveu um curso presencial e gratuito sobre Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, destinado a todos os funcionários de lojas do entreposto que lidam diretamente com alimentos de um modo geral.

Comandado pelos técnicos do Ceasa-PE, nutricionista Ana Valéria Toscano e o químico Domingos Sávio, o curso com carga horária de 20 horas abordou temas como limpeza do ambiente, controle de pragas, utilização da água, destinação correta do lixo, procedimentos de higiene, controle de saúde dos funcionários, armazenamento adequado e legislação sanitária, entre outros assuntos relacionados à segurança alimentar, visando oferecer alimentos saudáveis aos consumidores e clientes do entreposto.

Os concluintes do curso receberam certificados e elogiaram a iniciativa. “O que sabíamos a respeito era apenas o básico. Com o curso pudemos aprofundar o conhecimento e agora estamos qualificados para trabalhar melhor no ramo de alimentos”, afirmou Iranice Barbosa da Silva, balconista da empresa Paiva Atacadista.

A qualificação é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Vigilância Sanitária do Recife, órgão responsável por desenvolver um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e de prestação de serviços de interesse da saúde.

“O curso é uma determinação da Anvisa e foi realizado aqui no Ceasa para garantir a qualidade sanitária dos alimentos comercializados. Os profissionais que participaram estão agora credenciados. Outras turmas serão formadas. Parabéns a todos que participaram”, disse o diretor Técnico-Operacional do Ceasa-PE, Paulo de Tarso, na solenidade de entrega dos certificados. “Eles aproveitaram bem essa oportunidade e temos certeza de que os resultados serão positivos”, completou Euclides Paiva, presidente da ASSUCERE.

A ideia do Ceasa Pernambuco é a de que todos os permissionários trabalhem dentro dos padrões estabelecidos pela Anvisa. “Isso é muito importante para que todos os profissionais do setor que atuam no entreposto tenham conhecimento sobre os cuidados durante a manipulação e comercialização dos alimentos”, declarou Bruno Manoel do Nascimento, estoquista do Mercadinho Valterlene.

Para a nutricionista Ana Valéria Toscano o curso cumpriu uma etapa importante no processo de capacitação. “Transmitimos vivência e experiência e todos participaram ativamente das aulas, com dedicação e interação. Eles agora vão colocar em prática aquilo que aprenderam”. Após receber seu certificado, o funcionário Sandro José Barbosa, balconista da loja Varejão da Carne, falou que o curso lhe dará ainda mais motivação. “É sempre bom quando a gente aprende algo diferente e amplia o nosso conhecimento, pois o aprendizado nos serve de incentivo”.

Por Carlos Enrique

Share: