60º Fórum de Segurança do Ceasa divulga a plataforma Alerta Celular

1132
0
Share:

A Assucere realizou no dia 28 de maio o 60° Fórum de Segurança do Ceasa, que contou com a presença do novo comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, tenente-coronel Alexandre Jorge Cavalcanti, que estava no comando do Batalhão de Polícia de Rádio Patrulha (BPRP). No encontro foi divulgado o programa Alerta Celular, que cadastra aparelhos em um sistema da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) para facilitar a localização em casos de roubo.

O novo comandante do 12º BPM falou que para fazer o cadastro é necessário acessar o site da SDS e informar, no portal Alerta Celular, o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (Imei) do aparelho. “É uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, explicou Cavalcanti.

De acordo com o tenente-coronel, a possível recuperação dos celulares acontece após a conferência do Imei, número encontrado digitando o código *#06#. “O Imei é o dado mais importante dentro do programa Alerta Celular, mas é necessário informar também outros dados, como CPF do dono do smartphone, e-mail e um telefone de contato”, ressaltou Cavalcanti. Caso uma pessoa seja vítima de um roubo ou furto do seu celular, o número já estará vinculado ao CPF e a polícia poderá puxar essas informações. “É um serviço que pode ser utilizado como meio de inteligência nas investigações”, disse o militar.

Cartazes e panfletos sobre o Alerta Celular foram distribuídos entre os membros do Fórum e ações para divulgar o programa serão realizadas sistematicamente no entreposto. Alexandre Jorge Cavalcanti também já comandou a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPcães) e coordenou a unidade da PM que funciona no Ceasa. “Traremos nossa experiência para cumprirmos com êxito o trabalho no 12º Batalhão. Conhecemos bem o Ceasa e estamos à disposição para o que for preciso”, disse ele.

Alerta Celular – Lançado em março de 2017, o programa Alerta Celular já permitiu que cerca de duas mil vítimas desse tipo de roubo em Pernambuco recebessem seus aparelhos de volta. A recuperação dos celulares acontece após a conferência do Imei, sigla em inglês para Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Esse código numérico é encontrado no interior do smartphone ou digitando o código *#06#.

Após registrar o aparelho na plataforma, em caso de roubo ou furto basta protocolar uma ocorrência informando o número do Imei cadastrado no portal. O celular ficará com um alerta em seu registro como roubado ou furtado. Por meio deste registro, a polícia identificará o smartphone e poderá devolvê-lo ao verdadeiro dono do aparelho.

Segundo dados da SDS, o programa vem inibindo o roubo e a compra de celulares roubados ou furtados. “Quem recebe ou negocia um celular roubado, mesmo de boa fé, pode responder por receptação”, observa o major Fábio Carneiro, que coordena a unidade da Polícia Militar no Ceasa.

Para o presidente interino da Assucere, Josenildo Rufino, a plataforma é importante e deve ser amplamente divulgada no Ceasa. “Apoiaremos todas as iniciativas voltadas para informar os comerciantes e usuários do nosso entreposto sobre o Alerta Celular, bem como todas as ações preventivas que possam existir na área de segurança, seja dentro ou fora do Ceasa”.

De acordo com o diretor Técnico-Operacional do Ceasa-PE, Paulo de Tarso, o programa Alerta Celular é mais um aliado no combate à violência. “A divulgação dessa ferramenta em locais de grande circulação, como é o caso do Ceasa, é importante para que possamos levar esse serviço da SDS ao maior número de pessoas, pois qualquer ferramenta que ajude na luta contra o crime é bem-vinda”.

Share: